Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site,
enquanto outros nos ajudam a melhorar o desempenho e a experiência do usuário.
O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta terça-feira (10/12), às 19h30, recebe o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Cear�...� (UFC), Esequiel Mesquita.
O convidado vai falar sobre um estudo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Experiência Digital do Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, em parceria com o Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (LAREB) do campus da UFC em Russas, que analisou os impactos do aumento da temperatura para a degradação da estrutura de edificações e monumentos históricos, representando sérias ameaças à preservação do patrimônio cultural a longo prazo.
O local escolhido nesta primeira etapa foi o centro histórico de Aracati, cidade do litoral leste cearense, para análise dos efeitos do aquecimento global sobre a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2001, a igreja do Bonfim chegou, em 2024, à marca de 250 anos, sendo uma das construções mais antigas do município.
Publicado em setembro deste ano na Energy & Buildings, um dos periódicos de comunicação científica mais prestigiada do mundo na área, o trabalho concluiu que a ilha de calor verificada no local resulta em um estresse térmico nas edificações, acelerando o desgaste estrutural.
Com estimativas de elevação da faixa de temperatura na cidade para acima dos 41 graus, entre os anos de 2050 e 2100, os cientistas projetam uma elevação de 400% nas movimentações térmicas na alvenaria na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em comparação aos níveis atuais.
Essas mudanças deverão provocar o aumento de fissuras nesta e em outras construções do município.
As próximas etapas do projeto preveem levantamentos de outros centros históricos de municípios do Ceará – Viçosa do Ceará e Sobral – e do Brasil – Recife (PE), Ouro Preto (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
A meta da equipe é que, ao final dos levantamentos, sejam elaboradas ferramentas para a gestão do patrimônio cultural edificado do País.
ENTREVISTADO
Esequiel Mesquita é professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design, possui doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi professor visitante no Instituto National des Sciences Appliquées - Rouen (França, 2023) e, mais recentemente, na Universidade de Pisa. É Pesquisador do Laboratório de Experiência Digital do Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC.
Também é editor-chefe do Journal of Building Pathology and Rehabilitation (Springer) e editor-guest do Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage. É membro especialista do ICOMOS e da RILEM.
Esequiel Mesquita também está envolvido em vários projetos nacionais e internacionais, com fortes colaborações na América do Sul e Europa. Ele é coordenador do projeto Tecnologia e Inovação do Patrimônio Cultural do Ceará, apoiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que promove levantamentos digitais, modelos 3D para preservação e documentação, e ferramentas inovadoras de HBIM.
Sobre o Programa
Questão de Ordem
Ficha Técnica
Ficha técnica não disponível.
Data de Exibição: 10/12/2024
Palavras-chave: estudo pesquisadores, UFC, LAREB, campus, UFC, Russas,análise, impactos, aumento da temperatura, degradação, estrutura, edificações, monumentos históricos, ameaças à preservação, patrimônio cultural, centro histórico, Aracati, IPHAN.