Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site,
enquanto outros nos ajudam a melhorar o desempenho e a experiência do usuário.
O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta quarta-feira (06/11) aborda a redução de áreas verdes em Fortaleza em entrevista com a cientista ambiental formada pela Universidade Fe...deral do Ceará (UFC) e mestranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lígia Costa.
Duas pesquisas realizadas na UFC sobre as áreas verdes na capital cearense revelam que há apenas 16% de ecossistemas remanescentes na cidade e identificam 60 áreas com vegetação vulneráveis ao desmatamento.
Fortaleza tem oficialmente 14 unidades de conservação (UC) que se dividem em: Áreas de Proteção Ambiental (APA), com total de 1.886,09 hectares; Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), representando 133,35 hectares; e Parque Estadual ou Natural Municipal, com 1.897,18 hectares nos limites do município. Além disso, há 2.053,98 hectares dentro dos limites de APP, conforme a legislação federal, mas que estão fora dos limites de UC.
ENTREVISTADA
Lígia Costa atua como Analista Ambiental no projeto Juventude no Parque.
Tem experiência em florística e fitossociologia aplicadas à arborização urbana e vegetação de Caatinga, além de habilidades em modelagem de corredores ecológicos.
Desenvolve ainda pesquisas na área de sensoriamento remoto e SIG (Sistema de Informação Georreferenciada), com foco em análises de uso e ocupação da terra, estudo de áreas verdes e cobertura vegetal no ambiente urbano, e mapeamento de fitofisionomias.