Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site,
enquanto outros nos ajudam a melhorar o desempenho e a experiência do usuário.
O programa Questão de Ordem que vai ao ar na Alece TV nesta quinta-feira (12/09), às 19h30, destaca os avanços e desafios da saúde infantil. A edição traz uma entrevista com a médica pediatra T...ati Andrade sobre o papel da sociedade como um todo na promoção da saúde infantil e da vacinação.
Em junho deste ano, o Governo Federal publicou um decreto para elaboração de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.
A medida determina as diretrizes para a construção de uma regra geral, que deve ser seguida por todas as esferas da administração pública, no sentido de garantir a preservação dos direitos das crianças. Entidades que defendem os direitos de crianças e adolescentes comemoram o avanço, mas querem que a legislação preveja um orçamento para municípios efetivarem as ações.
Apesar de a legislação ter sido criada agora, alguns entes brasileiros já saíram na frente sobre o tema, instituindo leis próprias.
O Ceará se destacou entre os estados brasileiros ao investir na faixa etária por meio do programa Mais Infância, criado em agosto de 2015 e instituído como política pública de Estado em março de 2019. De todas as capitais, Fortaleza foi a primeira a criar um plano municipal com políticas para crianças de 0 a 6 anos, ainda em 2014.
A convidada do programa, Tati Andrade, especialista em Saúde e Desenvolvimento Infantil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), explica que muitas cidades, principalmente as mais pobres, enfrentam dificuldades para investir em políticas públicas especializadas para a idade, tendo em vista que dependem de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, segundo ela, aportes para a Educação, Saúde e Assistência Social, por exemplo, já contemplam parte desse público.
Tati Andrade também falará sobre a importância dos esforços para alavancar as taxas de vacinação, para que doenças como a Poliomielite - que causou um surto no Brasil na década de 1910 - não retorne. A médica cita que o Brasil é um dos países que mais oferece vacinas gratuitas para doenças graves, como a Meningite Meningocócica e o HPV.
ENTREVISTADA
Francisca Maria Oliveira Andrade (Tati) émédica pediatra, mestre em Saúde Pública e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Foi coordenadora de Saúde da Criança do Ceará, participou da implantação do Programa de Agentes de Saúde e de Saúde da Família, foi secretária adjunta de Saúde desse Estado e presidente da Febem Ceará. Desde 2003, é especialista em saúde e desenvolvimento infantil do Unicef Brasil atuando em todo o Nordeste e Norte de Minas Gerais.Tem 41 anos como médica e 20 anos no Unicef.
EQUIPE DO PROGRAMA
Apresentação: Renato Abreu
Produção: Helenir Medeiros
Imagens: Cezar Ceppi
Gerente geral da TV Assembleia: Rafael Luis Azevedo
Coordenadora de Comunicação Social: Giselle Dutra
Confira a lista de canais completa por município aqui. TV Assembleia: Fortaleza - canais 31.1 e 7.3 (digital); Sobral - canal 31.1; Juazeiro do Norte - canal 7.3. Na TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). Para rever o programa no YouTube: TV Assembleia - Ceará.
Canais: Youtube: @TVAsssembleiaCe Facebook: assembleiace Instagram: @assembleiace Twitter: assembleia_ce
Sobre o Programa
Questão de Ordem
Ficha Técnica
Ficha técnica não disponível.
Data de Exibição: 12/09/2024
Palavras-chave: avanços, desafios, saúde infantil, papel, sociedade, vacinação, Política Nacional Integrada, Primeira Infância, taxas de vacinação