Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site,
enquanto outros nos ajudam a melhorar o desempenho e a experiência do usuário.
Nesta quarta-feira (18/09), às 19h30, o Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe a diretora da Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lívi...a Queiroz, e a coordenadora da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC, Claudia do Ó Pessoa.
As entrevistadas irão falar sobre patentes registradas pela Universidade Federal do Ceará, incluindo as de novos fármacos contra o câncer. A instituição soma mais de 450 pedidos de patente.
Em abril deste ano, a UFC registrou a 39ª patente, que possibilita desenvolvimento de novos fármacos contra o câncer, resultado das pesquisas inovadoras realizadas em parceria com pesquisadores da UFRJ e UERJ.
A invenção que resultou na nova patente proporciona um processo de produção de novos compostos que podem ser utilizados em novas estratégias terapêuticas, aplicadas em tratamento de tumores, especialmente os de mama, de próstata, de cólon, glioblastoma (tumor cerebral maligno), de pulmão e tumores não sólidos, como as leucemias e síndrome mielodisplásica.
Outro estudo também está sendo realizado por pesquisadores da UFC em parceria com cientistas das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Texas (EUA). A pesquisa trata sobre o uso de moléculas desenvolvidas a partir do Ipê, que podem ser mais eficazes no combate ao câncer porque elas aparentam ser seletivas, atacando apenas as células cancerígenas, sem prejudicar células saudáveis como outros medicamentos.
O Laboratório de Oncologia Experimental (LOE), vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, é liderado pelos professores Manoel Odorico de Moraes Filho, Cláudia do Ó Pessoa e Carlos Roberto Koscky Paier. Há cerca de 30 anos vem prospectando moléculas com potencial anticâncer para a descoberta e desenvolvimento de medicamentos.
As neoplasias continuam sendo as principais causas de morbidade e mortalidade em todas as regiões do mundo, tornando o tratamento do câncer um grande desafio.
ENTREVISTADAS
A diretora da Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lívia Queiroz, é administradora, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT (Polo IFCE). É professora colaboradora do Mestrado Profissional de Clínica Odontológica da Faculdade Paulo Picanço (FACPP) e coordenadora do projeto de pesquisa "Uso de IA para redação de patentes" na UFC. Atua em pesquisa do uso estratégico de ativos de propriedade intelectual de universidades, especialmente patentes, para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico.
A coordenadora da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC, Cláudia do Ó Pessoa, é formada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), com mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e pós-doutorado pela University of British Columbia (2008). Docente nos programas de pós-graduação Renorbio (Capes-6) e Farmacologia (Capes-7), é membro permanente da Academia Cearense de Ciências. Por 20 anos, tem acordo MOU com o NCI-USA X UFC e foi pesquisadora visitante National Cancer Institute (NCI- USA) em 2000 e 2004.
Apresenta 18 patentes depositadas, quatro concedidas, acima de 330 publicações em revistas indexadas. Lidera, juntamente com os professores Manoel Odorico de Moraes Filho e Carlos Roberto Koscky Paier, o Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) da UFC.
Em 2023, esteve entre as mulheres do mundo que inspiram inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual pela Wipo. É vice-presidente da FeSBE e finalista no X Prêmio Octávio Frias e Oliveira, na área de inovação oncológica.
O programa Questão de Ordem, que tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
O programa pode ser visto em Fortaleza pelos canais 31.1 e 7.3 (digital); Sobral, canal 31.1; Juazeiro do Norte, canal 7.3. Na TV por assinatura: Claro (canal 11). E também fica disponível no YouTube da Alece TV.