Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site,
enquanto outros nos ajudam a melhorar o desempenho e a experiência do usuário.
O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), entrevista, nesta quarta-feira (16/10), o doutor em Engenharia Química e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Murilo Luna. O entre...vistado vai falar sobre os custos que envolvem a produção de hidrogênio verde.
Murilo Luna vai comentar matéria publicada no Wall Street Journal, diário internacional com sede em Nova York, Estados Unidos, na última quarta-feira, com o título “Custo de produção do hidrogênio verde é proibitivo, diz estudo de Harvard”. Conforme a publicação, capturar CO2 da atmosfera é mais econômico do que produzir hidrogênio a partir de fontes limpas.
A matéria jornalística se baseou em estudo produzido por pesquisadores da Universidade Harvard, que lança dúvidas sobre a viabilidade do hidrogênio como combustível – no caso dos EUA. Os pesquisadores dizem que os custos de produção, transporte e armazenamento do gás são mais altos do que o uso de combustíveis fósseis e a posterior remoção de carbono da atmosfera.
ENTREVISTADO
Além de engenheiro químico, Murilo Pontes possui graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural através do Programa Institucional da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (2005), mestrado em Processos de Separação e Reação (2007) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2012). Na UFC, foi coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Química (2013-2015) e coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo (2017-2018) junto ao Centro de Tecnologia.
Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Química, pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção (GPSA), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (CAPES 7), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (CAPES 4) e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes (NPL). É bolsista de Produtividade do CNPq e possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em métodos experimentais, modelagem e simulação de processos, atuando principalmente no desenvolvimento de produtos e processos voltados para a indústria de petróleo e de bioderivados.