O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (15/04), o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Fernando Luiz Ximenes Rocha. O convidado... vai falar sobre o livro “Outras Palavras”, de sua autoria, que foi lançado no último domingo (13/04), na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, do Centro de Eventos do Ceará (CEC).
Intitulada “Outras Palavras”, a publicação reúne reflexões, memórias e pensamentos do autor, que tem uma longa trajetória no Judiciário cearense e agora se dedica também à literatura. O lançamento do livro foi uma das atrações da Bienal, e reúne literatura, Direito e vivências pessoais em uma obra marcada pela sensibilidade e pela experiência de décadas de atuação pública.
O evento de lançamento de “Outras Palavras” marca mais um capítulo na trajetória de Fernando Ximenes, agora voltado à produção literária.
ENTREVISTADO
Fernando Ximenes é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 1977 e mestre pela mesma Instituição desde 2001. Ingressou no TJCE em 1994, pelo quinto constitucional na vaga destinada à advocacia.
Exerceu a presidência do TJCE no biênio 2007- 2009 e comandou também a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), no biênio 1997–1998. No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), atuou como presidente entre 2003 e 2005, como vice-presidente e corregedor entre 2002 e 2003.
Atualmente, é o membro mais antigo em atividade no TJCE, presidindo a seção de Direito Público, a 1ª Câmara de Direito Público e a Comissão de Regimento, Legislação e Jurisprudência do tribunal.
Sobre o Programa
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece ...às 7h do dia seguinte.
Ficha Técnica
Produção de Helenir Medeiros e apresentação de Renato Abreu
Data de Exibição: 15/04/2025
Palavras-chave: Outras Palavras”, publicação, reflexões, memórias, pensamentos, autor, longa trajetória, Judiciário, Direito, vivências pessoais, obra, sensibilidade, experiência, décadas, atuação pública.