O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, nesta quarta-feira (02/07), o professor universitário e especialista em bullying, Antônio Lourenço Neto. O convidado vai falar sobre ...a temática “Bullying e Cyberbullying: feridas que não se apagam”.
Com a ascensão das redes sociais e do mundo digital, o que antes se limitava ao ambiente físico ganhou novos contornos — mais silenciosos, mais cruéis e, muitas vezes, mais difíceis de detectar — o cyberbullying.
O bullying tradicional se manifesta por agressões físicas ou verbais diretas, sob o viés da intencionalidade. Já o cyberbullying opera no silêncio da internet, onde a impunidade se disfarça de anonimato. Comentários maldosos, exposição de imagens sem consentimento, boatos e ameaças tornaram-se armas poderosas em um ambiente cuja vigilância é frágil e as consequências, devastadoras.
Estudos já associam o bullying à depressão, à ansiedade e, em casos extremos, ao suicídio. No ambiente virtual, essa dor é potencializada: a humilhação se torna pública e pode ser replicada, incontáveis vezes, impedindo que a vítima tenha um espaço seguro para se recuperar.
ENTREVISTADO
Antônio Lourenço Neto tem pós-graduação em Gestão Escolar, Direito Tributário e Língua Portuguesa e Literaturas. É mestre em Direito Privado e doutorando em Educação pela Universidade Clássica de Lisboa.
Atua ainda como professor efetivo da rede municipal de Aquiraz e do Governo do Estado do Ceará. Além disso, é diretor executivo do Colégio Instituto Castro, em Aquiraz, e professor universitário do curso de Direito da Faculdade Dom Adélio Tomazin, em Quixadá.
O entrevistado também é advogado especialista em Direito Educacional; pesquisador do Programa Visiting Researcher da Universidade de Coimbra; membro da Academia de Letras do Litoral Leste Cearense (Allilce). Antônio Lourenço Neto possui formação em Liderança e Gestão de Pessoas pelo Insper e em Metodologias Ativas pela Fundação Lemann. É também autor de livros na área do Direito e Educação.
Sobre o Programa
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece ...às 7h do dia seguinte.
Ficha Técnica
Produção de Helenir Medeiros e apresentação de Renato Abreu
Data de Exibição: 02/07/2025
Palavras-chave: ascensão, redes sociais, mundo digital, bullying tradicional, agressões físicas, verbais diretas, viés da intencionalidade, cyberbullying, opera, silêncio da internet, impunidade disfarçada, anonimato, comentários maldosos, exposição de imagens sem consentimento, boatos, ameaças tornaram-se armas poderosas, ambiente de vigilância frágil, consequências devastadoras.