O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), apresenta, nesta terça-feira (22/07), informações sobre a campanha Julho Verde de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço.
Para convers...ar sobre o assunto, a edição recebe o médico Cirurgião de cabeça e pescoço, Wellington Alves Filho.
Ele comenta que o mês de julho traz um alerta importante para a sociedade - o câncer de cabeça e pescoço é um dos que mais mata no mundo - a campanha Julho Verde, que tem como objetivo promover atividades de conscientização e informação para prevenir esse tipo de câncer. A patologia de tumores de cabeça e pescoço, pode acometer a boca, a língua, o palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide e seios paranasais.
A campanha, que dura durante todo o mês de julho, alerta para o Dia Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço - 27 de julho – para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento.
Até o final do último século, os tumores de cabeça e pescoço eram mais comuns em homens, com mais de 50 anos, e tinham como causa principal o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Agora, têm aumentado a incidência em mulheres e jovens, principalmente na faixa de 20 a 40 an
Se há 30 anos a proporção de diagnósticos de tumores de cabeça e pescoço era de oito homens para cada caso diagnosticado em mulheres, hoje esta proporção está em dois casos em homens para cada caso em mulher.
O câncer mais comum na cabeça e pescoço é o de boca, sendo que, no Brasil, é o quinto câncer mais frequente. Essa doença, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, afeta em média 5 mil pessoas ao ano, sendo que, dessas, 3 mil vão a óbito. O principal fator é o tabagismo que, aliado com o alcoolismo, faz com seja até seis vezes maior a incidência da doença.
Muitas vezes os sintomas são negligenciados, aumentando casos de diagnóstico tardio, que prejudicam a qualidade de vida do paciente. Dentre as manifestações temos: rouquidão persistente, nódulos no pescoço, dificuldades para engolir, aftas, manchas brancas na boca, mudança de voz e lesões com sangramento e de cicatrização demorada. O que mais preocupa os médicos é o fato de 60% dos diagnósticos serem descobertos quando as chances de cura e as sequelas já são maiores.
Os principais sintomas para as doenças alertadas pelo Julho Verde podem aparecer por meio de algumas feridas que não cicatrizam na boca nos primeiros 15 dias, assim como o aparecimento de nódulos na região do pescoço. Além disso, é comum que a pessoa sinta dificuldades e dor para mastigar ou engolir. Outros sintomas são rouquidão progressiva com duração maior que 15 dias; alterações na voz; presença de sangue no escarro ou tosse; falta de ar; feridas ou aftas que não cicatrizam por 15 dias.
ENTREVISTADO
Wellington Alves Filho é cirurgião de Cabeça e Pescoço pela HCFM – USP; Doutor em Cirurgia pela FAMED-USP; Docente e Médico Assistente do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceara (HUWC/UFC) e do Hospital São Carlos/Rede D’Or.
Sobre o Programa
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece ...às 7h do dia seguinte.
Ficha Técnica
Produção de Helenir Medeiros e apresentação de Renato Abreu
Data de Exibição: 22/07/2025
Palavras-chave: 27 de julho, Dia Mundial, Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, diagnóstico precoce, eficácia no tratamento, quinto câncer, mais frequente, afeta em média, 5 mil pessoas ao ano, , 3 mil vão a óbito.