O programa Questão de Ordem, da Alece TV (Canal 31.1), desta sexta-feira (19/09), recebe o artista plástico Sérgio Helle e a jornalista e curadora Izabel Gurgel para falar sobre o lançamento do li...vro "Resurgentis – Nascer, Renascer, Nascer de Outro Modo". A publicação será lançada neste sábado (20/09), na Galeria Leonardo Leal, acompanhada da abertura de exposição homônima, em cartaz até 10 de outubro.
Com textos de Marcus Lontra e da própria Izabel Gurgel, a obra propõe uma reflexão sobre os ciclos da vida e a relação entre morte, regeneração e esperança, a partir da série "Resurgentis", do próprio Sérgio Helle. As imagens, inspiradas em ambientes secos e marcados pelo tempo, revelam a força da natureza em resistir e se renovar, ressignificando o que é finitude em potência de vida.
ENTREVISTADOS
Sérgio Helle é artista plástico com 37 anos de carreira, nascido no Crato e radicado em Fortaleza. Foi um dos pioneiros no uso do computador como ferramenta artística nos anos 1990 e já publicou quatro livros sobre sua obra, exposta em cidades do Brasil, Portugal e Itália. Reconhecido por explorar questões ambientais em sua produção, Helle recebeu prêmios em salões nacionais e integrou residências artísticas, como o Lab Verde, na Amazônia.
Izabel Gurgel é jornalista, professora e curadora de arte. Especialista em Gestão da Cultura pela Universidade Federal da Bahia e Fundação Joaquim Nabuco, já dirigiu o Theatro José de Alencar (2007–2014) e atua em projetos de leitura, acervos e trajetórias artísticas. Em 2025, iniciou o projeto Joias do Ceará, série de encontros virtuais sobre acervos de acesso público.
Sobre o Programa
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece ...às 7h do dia seguinte.
Ficha Técnica
Produção de Helenir Medeiros e apresentação de Renato Abreu
Data de Exibição: 19/09/2025
Palavras-chave: Resurgentis, Nascer, Renascer, Nascer de Outro Modo". Galeria Leonardo Leal, livro, exposição homônima, reflexão, ciclos da vida, relação entre morte, regeneração e esperança, imagens inspiradas, ambientes secos, marcados, tempo, força da natureza, resistir e se renovar, ressignificando, finitude, potência de vida.