Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site,
enquanto outros nos ajudam a melhorar o desempenho e a experiência do usuário.
Na sexta-feira (27/09), o programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebeu a professora e pós-doutora em Direito Mônica Tassigny e as mestrandas em Direito Constitucional Bianca Mota e ...Mariana Távora.
Elas falaram sobre o projeto de pesquisa intitulado “Diálogo entre Direito, Arte e Cultura de Paz na Prevenção e Combate ao Bullying no Ambiente Escolar: Perspectivas de Atuação de uma Universidade Ecotecnológica no Contexto da Cybercultura”.
O objetivo do projeto, segundo as pesquisadoras, é contribuir para a prevenção e o combate ao bullying em instituições de ensino fundamental de escolas públicas, a partir dos princípios de uma universidade ecotecnológica que colabore para uma cultura de paz mediante o diálogo entre direito e arte, no contexto da cybercultura.
Durante dois anos, a professora Mônica Tassigny coordenou um grupo de pesquisa na Universidade de Fortaleza (Unifor) sobre o tema, que foi inspirado no livro "Cyberbullying: a dor que dói em mim", da promotora de Justiça do Estado do Ceará Grecianny Carvalho Cordeiro. O livro alerta para a importância de conscientizar e prevenir sobre o bullying e o cyberbullying, com a união entre escola, alunos, família e sociedade.
As entrevistadas irão explicar ainda sobre a importância das pesquisas acerca do tema e sua contribuição para a reformulação de comportamentos. Também será abordado o contexto atual, em especial o aumento dos casos de violência nas escolas e suas consequências.
ENTREVISTADAS
A professora Mônica Tassigny é graduada em Educação, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, doutorado sanduíche na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (E.H.E.S.S) e pós- doutorado pela Faculté de Droit et Sciences Politiques / Aix-Marseille Université (France) no Instituto Louis Favoreau - GERJC (UMR-DICE 7318). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza, do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD/Unifor). Tem pesquisas e publicações nas áreas: ciência e metodologias, ensino jurídico, Direito e tecnologias, educação ambiental, direito à educação, sustentabilidade, inclusão, acessibilidade e inovação. É membro titular da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e membro efetivo da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Funcap desde janeiro de 2019.
Bianca Mota é mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, pós-graduanda em Direito Público e graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza. Recebeu menção honrosa no XIV Encontro de Práticas Docentes da Universidade de Fortaleza pelo trabalho “Os impactos do teletrabalho para as professoras do curso de Direito da Unifor durante a Pandemia da Covid-19”. É organizadora e coautora da obra “Feminismo, Política e Democracia: as mulheres e os caminhos de poder” (2023). Participou como aluna bolsista do Programa Top Espanha-2022 na Universidade de Salamanca (ESP).
Mariana Távora é advogada, mestranda em Direito Constitucional Público na Universidade de Fortaleza (Unifor), graduada em Direito pela Unifor. É bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pesquisadora na área de Direito Digital e Inovação Jurídica.
Sobre o Programa
Questão de Ordem
Ficha Técnica
Ficha técnica não disponível.
Data de Exibição: 27/09/2024
Palavras-chave: Diálogo, Direito, Arte, Cultura, Paz, Prevenção e Combate ao Bullying, Ambiente Escolar, Perspectivas, Universidade Ecotecnológica, Contexto, Cybercultura