Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site,
enquanto outros nos ajudam a melhorar o desempenho e a experiência do usuário.
O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quarta-feira (30/10) entrevista o cientista político Pedro Barbosa, que fala sobre o desempenho dos institutos de pesquisas nas elei...ções municipais de 2024, com destaque para o 2º turno, ocorrido no dia 27 de outubro.
Institutos como Quaest, Datafolha e AtlasIntel divulgaram pesquisas, na véspera do pleito, nas 15 capitais brasileiras em que a disputa ainda se dava. Os resultados das eleições foram semelhantes aos apontados pelas pesquisas na maioria das capitais. Esses levantamentos consideraram os votos válidos, ou seja, excluindo os indecisos e os votos brancos e nulos. Em Fortaleza, as três pesquisas apontavam para um empate técnico entre os então candidatos Evandro Leitão (PT), eleito prefeito, e André Fernandes (PL).
A aproximação maior do resultado das urnas, segundo os institutos, é fruto de uma calibragem das sondagens, de dados populacionais mais atualizados e de um contexto menos hostil a pesquisadores do que havia há dois anos.
Para saber a temperatura de cada momento da eleição, a pesquisa usa um método científico. Primeiro, é preciso definir quem serão os entrevistados. Eles vão representar o universo dos eleitores. Como não dá para entrevistar todos os eleitores do País, o instituto de pesquisa estabelece os critérios para selecionar o grupo de pessoas para espelhar a população. Essa é a amostra.
O objetivo da pesquisa eleitoral não é fazer uma previsão de quem vai ganhar as eleições, mas ir dando ao eleitor informações sobre cada momento da disputa até a hora de ir às urnas. É uma ferramenta para entender o cenário eleitoral, que pode variar a cada nova amostragem.
ENTREVISTADO
Pedro Barbosa é cientista Político formado pela Universidade de Brasília (UNB). Possui ainda mestrado em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política (ISCSP) da Universidade de Lisboa e é diretor técnico do Instituto Opnus de Pesquisa
Sobre o Programa
Questão de Ordem
Ficha Técnica
Ficha técnica não disponível.
Data de Exibição: 30/10/2024
Palavras-chave: resultados, eleições, semelhantes, apontados, pesquisas, maioria, capitais, levantamentos votos válidos, brancos, indecisos, nulos. Fortaleza, três pesquisas, empate técnico, urnas, institutos, calibragem, sondagens, dados populacionais, atualizados e contexto.